sexta-feira, 18 de junho de 2010

Curiosidades.

Bonsai

Bonsai é uma forma de arte utilizada para reproduzir árvores em miniatura, aonde são simulados os padrões de crescimentos e os efeitos da gravidade sobre os galhos, além das marcas do tempo e estrutura geral dos galhos. 
Bonsai significa “árvore em bandeja”. Embora o cultivo dessas árvores em miniatura seja associado à cultura japonesa, foram os chineses os primeiros a cultivar árvores e arbustos em vasos de cerâmica.
 
No ocidente, o cultivo de bonsai tem crescido bastante nos últimos 20 anos e hoje essas miniaturas de árvores estão difundidas por todo o mundo.
 
Os bonsais podem ser encontrados em diversos tamanhos, sendo que a maioria fica entre 5cm e 80 cm. Os bonsais medindo até aproximadamente 25 cm podem ser chamados shohin, já os menores que 7 cm são chamados de mame.
 
Existem diversos tipos de bonsais, sendo os básicos: Chokan, Moyogi, Shakan, Kengai, Han-Kengai, Fukinagashi.



Saquê

Saquê é uma bebida tradicional do Japão, obtida com a fermentação do arroz, tomada geralmente quente e no começo da refeição. Relata-se que a primeira produção de saquê tenha ocorrido no século III, em Nara, antiga capital japonesa. A bebida é produzida por diversas regiões do país, mas a que tem a fama de fabricar o melhor saquê é o distrito de Fushimi, em Kyoto, aonde é descrito como uma bebida nobre. 
Existem hoje cerca de 1600 fabricantes de saquê no Japão. Este é produzido de 80% de água e de arroz de boa qualidade. Do arroz sai a matéria prima para a sua fabricação, o koji, resultante da remoção do amido e do excesso de óleo e proteínas contidos no arroz. O koji é misturado ao arroz vaporizado até formar o shubo, uma pasta de grãos.
 
A melhor temperatura para o saquê ser consumido é de 35oC. Mas pode ser tomado em temperaturas superiores ou inferiores, de acordo com as estações do ano. Quando aquecido a uma temperatura de até 45oC, o saquê é conhecido por kan, já resfriado é conhecido por higa.


Origami

    Segundo alguns estudiosos do origami, o costume de dobrar papéis é tão antigo quanto o surgimento do papel na China, há aproximadamente 1800 anos. No Japão, o papel foi introduzido entre os séculos V e VI por monges budistas chineses. Entretanto, somente a nobreza tinha acesso por ser considerado um artigo de luxo. Era utilizado em festas religiosas e também na confecção de moldes de quimonos.
   Os japoneses transmitiam as figuras que criavam através da tradição oral, que eram passadas de mãe para filha. Nesta época, somente as dobraduras mais simpleseram trabalhadas.As primeiras instruções escritas sobre o origami surgiram em 1797, com a publicação do “Senbazaru Orikata” (como dobrar mil garças).
   A partir daí a população japonesa começou a aprimorar as técnicas do origami e até começaram a fabricar o seu próprio papel.
origami
   Desde 1876, o origami deixou de ser transmitido apenas dentro da família, passando a ser disciplina integrante do currículo escolar do Japão.
Dragão em Origami 
   As várias formas de se dobrar papéis possuem diferentes siginificados no oriente.
   No Japão, o sapo representa o amor e a fertilidade; a tartaruga, a longevidade, e o tsuru (ave-símbolo do origami), também conhecido como grou ou cegonha, significa boa sorte, felicidade e saúde.
   Diz ainda uma lenda que aquele que fizer mil tsurus, com o pensamento voltado para aquilo que deseja alcançar, terá bons resultados.
   A arte de dobrar papel, embora com maior tradição no Japão, começou na China por volta dos séculos I e II d.C. sendo transposto para o Japão por volta do século VI d.C.
     O origami se tornou um dos simbolos do Japão, e com o tempo novos origamis vão se desenvolvendo, criando verdadeiras obras de arte que encantam o mundo, como por exemplo o dragão acima.






Um comentário: